quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Viagem diária



Quando for a sua vez de viajar, você vai perceber. O que as pessoas mais perguntam é: já está fazendo contagem regressiva? Está doida para ir? Estou, claro. Mas contagem regressiva não faz muito meu estilo. Sou adepta da filosofia que tudo tem a sua hora. Com vontade de que aquele dia ou momento tão aguardado chegue logo, muitas vezes, não se vive o agora.

Confesso que quando tive notícias da minha aprovação no mestrado foi um mistura de sensações. O que vem pela frente? O novo e o desconhecido geram, por um lado, êxtase, por outro, ansiedade. É o tempo e o amadurecimento de ideias que fazem com que as emoções se equilibrem e tudo fique no seu devido lugar: o ontem no ontem, o hoje no hoje e o amanhã no amanhã.

Tentei aproveitar cada dia nessa terra de palmeiras e sabiás. Conversando com um amigo que está no outro lado do mundo, ele concordou com Gonçalves Dias. Contou-me que os passarinhos de lá não cantam como os daqui.

Senti certa angústia e comecei a aproveitar os abraços e o calor dos meus amigos. Os de lá, certamente não serão os mesmos daqui. O carinho da família e o sabor da comida, também únicos. O ipê em frente à minha casa que, mesmo miúdo, deu sinais de vida e floresceu. O sotaque carregado da manicure que fala mais mineirês que português.

O mamão e a banana da vitamina – fruta no exterior é caro e nem tão abundante; o banco da Praça do Papa que nos permite ver a serra e o belo horizonte; o vendedor de pipoca; a boa música brasileira que retorna em Santa Tereza com os herdeiros do Clube da Esquina - Gabriel Guedes e Rodrigo Borges; a chuva de primavera que briga com o tempo seco e despeja de madrugada.

E nessa espera pela partida, fui vivendo mais do que vivi em semanas, talvez meses, ainda mais convencida de que para viajar não precisa mudar de endereço.

7 comentários:

Pedro disse...

"Caelum, non animum mutand qui trans mare currunt". "Os que cruzam o mar mudam de céu, não de espírito" Horácio.

Clarice de Pinho disse...

Achei isso tudo lindo!!!

Osmar Fraga disse...

Excelente texto!

Fabiana Gonçalves disse...

Ai Carol, meu coração fica apertado, não sei se conseguiria... admiro sua coragem!

Carol Jardim disse...

Arrepiei com Horácio, Pedro...

Carol Jardim disse...

Você que é linda, Clá!

Carol Jardim disse...

Solta as asas, Fabi.... :)