segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bem-vindo

Uma viagem começa bem antes da compra da passagem, da organização da mala e do “adeus” já saudoso àqueles que ficaram. Não se trata, apenas, de mudança de endereço – no meu caso, do continente americano para o europeu; de fuso horário; e de cultura, da brasileira para a espanhola.

Em uma viagem, o principal caminho é aquele nos leva para o nosso interior. O que provoca mudanças no nosso comportamento, olhar, na forma como construímos sentido para a vida, desenhamos e colorimos o mundo à nossa volta.

Tornamo-nos pessoas diferentes, não necessariamente melhores, ou piores, mas diferentes. Como dizia Heráclito: “A única coisa permanente são as mudanças”. E na minha vida, elas são sempre bem-vindas.

Como considero que a minha viagem já começou, antes mesmo de aterrissar em território espanhol, previsto para dia 16 de outubro, às 10h 35, decidi estrear com antecedência o blog Embarazada: nove meses de histórias em Madri.

Na terra de Cervantes, vou fazer o Master Oficial en Periodismo El Mundo, como bolsista da Fundación Carolina. Coincidência ou não, “Mundo” e “Fundación Carolina” são palavras que há tempos fazem parte do meu repertório e dos meus desejos: de conhecer e viver o mundo e, quem sabe, com essa experiência, tornar-me mais ou menos Carolina.

22 comentários:

Unknown disse...

Não importa qual Carolina você vai acabar sendo que eu sempre continuarei te amando.

Unknown disse...

Eu aqui, do velho continente, te desejo uma otima experiencia que ela dure bastante pq quando é bom passa sempre rapido!!

Osmar Fraga disse...

Carol, gostei muito, continue, lerei tudo! =*

Raquel disse...

Não tenho duvidas sobre o resultado desta maravilhosa gestação.
9 meses gerando novos conhecimentos e experiëncias que no final, darão vida a tudo que se quizer fazer.
Amo Vocë.

Vivi disse...

Biff!!! Q blog mais lindo e mais sua caraaa!!!!! Li tudo e como sempre fiquei admirada... c seu talendo, delicadeza e sutileza... eu te amoo bif! Parabéns!!! E o desejo de muitos encontros na sua vida até q "eu sei q nada sei"!=) Vc já é uma vitoriosa!! Essa é minha amiga!!! Minha anjinha!! bjinhus já com enormes saudades...

Mariana Congo disse...

Que maravilha! Aproveite a pura possibilidade que se abre em sua frente. Boa viagem e até o próximo post! =)

Pedro disse...

Oi Carol , tudo bem ? Não sei se você se lembra de mim. Sou o Pedrinho, do Príncipe Charles. Então, eu também fiz jornalismo, mas só por um breve período. Na verdade fiz por um breve periodo vàarios cursos. Letras , relacoes internacionais e afins. Hà mais ou menos 3 anos decidi me mudar para Veneza. Estudo línguas e culturas orientais. Língua e cultura persa. Se você tiver planos de passar por Veneza è só avisar. Em Dezembro vou para o Ira, mas volto em Fevereiro. Beijos, Pedro.
pdmfonseca@gmail.com

Clarice de Pinho disse...

Caroooool... Muita sorte e muitas felicidades nessa sua jornada! Te acompanharei de pertinho por aqui!
E, se tiver oportunidade, dou um pulinho em Madri pra te ver! hahaha

Bjinhos!

Unknown disse...

Carol, quer dizer que você seria as Plêiades? Eu também. E estamos em boa companhia: o poeta Bandeira também adorava nossa constelação. Outro nome: Sete Estrelo. Assim mesmo, no singular.
Beijo,
Ana

Ana Paula disse...

Boas descobertas, Carolzinha! Acompanharei tudo te seguindo pelo blog. Bjos!

Augusto Franco (Gu) disse...

Carol,

muito legal a inciativa, do blog, do mestrado, da viagem, enfim. Vamos acompanhar de perto. Eu mesmo tentei essa bolsa da Fundacion Carolina três vezes, mas como nunca gostei de estudar, minhas notas me deixaram de fora. A vida é assim. Sucesso e buena suerte.
Gu.

PS.: Mas e o Pedrinho, heins? Quem diria?

Lilian Ribas disse...

Carol, adorei!
Aproveite bastante e tenha uma ótima gestação!

Ju Jardim disse...

Carol, seu blog está lindo... Oq vc escreveu é maravilhoso, muito criativo e inteligente! Aproveite muito cada momento da sua viagem,como numa gestação, cada dia tem uma novidade, uma evolução e uma transformação! Tudo de bom, prima!
beijos,
Ju Jardim

laurinha disse...

Sim sim! Essa é minha amiga q não tem medo de mudanças mesmo! E que sabe mostrar (p qlquer um) q isso não é assutador! Q a mudança é sim um aprendizado né carolzita! Amo mt! Vou sentir saudade! Mas to torcendo por vc sempre! Amei o blog! lindo!

Luciana la profe disse...

cariño,

me encantó tu blog! cuanto orgullo! que lindo escribes! ya te vas el sabado, me imagino que andarás a las carreras y quizás no pueda despedirme de ti. pero intentaré llamarte pronto. felicidades!

Unknown disse...

ótima ideia essa de fazer um blog! adorei!!! bjim, boa viagem e que venham os posts =)
Pat (Gio)

Unknown disse...

Carol, aproveite a viagem! Não deixe de conhecer Salamanca. É pertinho de Madrid. Beijos

Mariana Baccarini disse...

Princesa,

voe, mas volte.... heheheh

aproveita muuuito....
madrid que te aguarde heheh

hasta luego!

Carol Jardim disse...

Chicos e chicas, muito obrigada pelos elogios, desejos de boa viagem...foi lindo ler os comentários aqui e saber que vocês estão conectados comigo, mesmo a "mares" de distância...

Unknown disse...

"People might well have argued it was a waste of money to send Columbus on a wild goose chase. Yet the discovery of the new world made profound difference to the old." Stephen Hawking

Aline Maciel disse...

Boa noite Carolina!
(Bom, pelas minhas contas já é bem tarde aí em Madrid, aqui ainda está anoitecendo)
Bom primeiro vou me apresentar:
Meu nome é Aline, sou brasileira e moro no interior do estado de MS em Dourados. Sou acadêmica do último ano de Biologia, e meu maior sonho é ser aprovada em uma bolsa de Master oficial da FC para cursar na Universidad Politécnica de Madrid.
Sei que é um sonho bastante ousado (pra não dizer improvável) bom, pelo menos é isso o que a maioria das pessoas me falam quando eu comento algo sobre o assunto. Mas como pra Deus nada é impossível, se for de Sua vontade, ano que vem, nesta mesma época estarei por aí.
Vou fazer minha inscrição para a seleção de 2011.
Agora, preciso dizer que amei seu blog?
Estou sem palavras, muito interessante mesmo.
Como também sou nova nesse ramo de blogs, o meu ainda é recente, mas deixo aqui o endereço, caso vc queira dar uma olhada.
www.biospherabrazil.blogspot.com
Espero que possamos manter contato, quero saber como é viver em Madrid.
Pelo menos, quem sabe para poder sentir o gostinho. rsrsrsrsr
Muitaassssss felicidades e que Deus te abençoe.
Besitos!

Aline Maciel disse...

Olá Carol...
Muito obrigada, o blog ainda é novo, mas tenho muitas promessas para ele.
rsrsrsr
Valeu mesmo pelo incentivo, isso conta muito para não desanimar.
Eu confesso que andava bastante desanimada, mas depois que eu encontrei a comu do FC, percebi que não sou a única que fica insegura durante o processo de seleção.
Ah! Brigadão por vc se dispor a me ajudar, só de saber que tem outras pessoas que torcem por vc, isso já conta dimontão.
Bom, quanto ao idioma (espanhol),vou tentar te explicar e quero saber a sua opnião, saber se terei problemas com isso.
É o seguinte: Na cidade onde morei (casa dos meus pais), o espanhol, era matéria obrigatória, então estudei espanhol durante o ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e no ensino médio.
Desde que comecei a aprender, me apaixonei pelo idioma, confesso que depois da biologia, era minha 2ª matéria favorita, por isso sempre tive as melhores notas, e talvez até uma certa facilidade de estudar o idioma.
Não sei dizer se isso tá no sangue, mas como boa descendente de argentinos com paraguaios, não desisto de me aperfeiçoar sempre que posso.
Ah! Só pra constar, eu não tenho nenhum certificado de curso extra em lingua espanhola.
O que eu tenho, é uma certa facilidade de ler em espanhol, compreender razoavelmente (exceto expressões populares que variam de país para país).
O meu problema é que como aqui no Brasil, não tenho como treinar falar em espahol, fico um pouco receosa de pagar um maior micão.
O meu forte mesmo é a gramática, ler e traduzir textos em espanhol.
Quanto a compreender o q as pessoas falam, consigo compreender de forma razoável. (só não consigo entender se a pessoa falar parecendo que está narrando um jogo de futbol pelo rádio, de tão rápido que fala).
O bicho pega mesmo se eu tiver que falar.
Acho que a vergonha também contribui para isso.
rsrsrsr
Desejo - lhe muitas alegrias neste dia que pra vc aí de cima (hemisfério norte) já deve estar começando.
Besitos!