quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conversa de outro mundo


- De donde eres?
- De Espanha.
- Y tu?
- Soy brasileña.
- Cuanto tiempo vas a estar en Madri?, perguntou-me o homem de cabelos grisalhos, sapa-tênis colorido, calça pega frango e uma blusa de lã que mais parecia um poncho.
- Nueve meses, respondi.
- Es un embarazo, no?
- Si, disse, sorrindo.

Foi assim que dei início ao meu primeiro diálogo em espanhol com o meu vizinho de assento no avião.

Sabia que começar uma viagem conversando com um nativo ainda no ar seria uma boa forma de me sentir à vontade antes que pisasse em solo desconhecido. 

Quando se está sozinho e o objetivo não é desfrutar da solidão - muitas vezes o silêncio cai muito bem -, não perca tempo. Puxe uma conversa. Daí, certamente sairão boas histórias. Todo mundo tem a sua.

Com uma pergunta aqui, outra ali, ganhei a confiança do espanhol, a prosa foi se soltando e o homem, me revelando uma trajetória nada comum.

Ele estava no Brasil há nove meses – esse número me persegue, pensei. Vivia em Cunha, no interior de São Paulo. Tão diferente quanto esse lugar, que eu nunca tinha ouvido falar, era o que o senhor de mais ou menos 50 anos me revelava.

Ele morava em uma cidade que eu não entendi muito bem o nome, perto de Madri. Trabalhava como pedreiro, eletricista, carpinteiro, corretor e mais um monte de outras atividades de um típico “faz tudo”.

O homem não sabe ao certo quando percebeu que nada em sua vida fazia sentido. Decidiu mudar de rumo, integrou a Comunidade Semente Galáctica e foi ao Brasil para fazer um curso de milagres.

Ele me falou sobre kosmos, da vontade que sentia de salvar o mundo, me perguntou se já tinha assistido os filmes Quem somos nós e Matrix.

Antes que o assunto ficasse mais estratosférico, me dei conta de que ainda não tínhamos trocado os nossos nomes.

Então, perguntei:

- Cuál es tu nombre?

- Bueno, hoy, me llamo Jake.

Fiz uma cara de interrogação e ele continuou:

- Siempre cambio de nombre. Ya me llamé Juan también. Pero mi verdadero nombre es Emílio.

- Pero por que?

- Cambiamos todo el tiempo, la forma de pensar, de ver el mundo.

Fiquei pensando como me chamaria amanhã. Não me veio nada na cabeça. Meus olhos já estavam pesados de sono. Era quase 1 da manhã. Agradeci pela conversa. E ele, com um sorriso nos lábios, me respondeu:

- Muchas gracias por escucharla.

Antes que eu fechasse de vez os olhos, perguntei:

- Y ahora, como te llamas?

- Ahora, soy Juan sin nombre. Soy solo el hijo de dios.

25 comentários:

Zoi di Gato disse...

Grande figura o Emilio, Jake, Juan... e muito conversada você! rss

Ariadne Lima disse...

Adorei o diálogo. Acho que Jake, ou Juan, ou Emílio, foi, na verdade, uma metáfora intergalática que Papai do Céu lhe preparou. É que a vida exige que sejamos muitos, na expectativa de a enfrentarmos e compreendermos um pouco melhor. Cabe a nós entendermos quando devemos ser Alice, Clarice, Ariadne... Ou Carol. Bom "embarazo" pra você! Beijo, amore!

Cristina Barroca disse...

Carol, seu blog tá no meu blog. :)
www.aquieacola.com.br

Adorei essa história. continue escrevendo suas aventuras.

Beijocas

Unknown disse...

Fica atenta aos sinais... esse cara parece ter sido uma grande metafora. Nao sei se é essa uma das intenções da sua dissertação... mas, eu que nao sou la tao religioso, percebi certa divindade.

Unknown disse...

Carolina,

Aqui é o Felipe Jardim deu primo! Estou morando em bologna e to sabendo q estas en madrid... q chick hein?? heheheh

vamos combinar de encontrar naseuropa? mande noticias!

um beijo

Carol Jardim disse...

Põe figura nisso Zoi di Gato, você ia curtir o cara, parece aquelas conversas que tinhamos a caminho da federal...rs

Anônimo disse...

Carol!!!! Me encantaa el blog!!! Realmente quede impresionada! Hasta lo publique en mi Face!
Sos toda una profesional!!! Un orgullo tenerte como amigaaa!!
Espero q disfrutes al maximo esta oportunidad q te presenta la vida y sigas creciendo!!!
Te quiero mucho amigaaa!!!
Te felicitoooo!!!
Toda mi familia te manda besos y felicitaciones!!!!
Besotessss!!!!!

Meli

Carol Jardim disse...

Você tem razão, Di...só nessa semana em Madri tive que assumir mil personagens para lidar com diversas situações...

Carol Jardim disse...

Hermano, depois das coisas que tem acontecido comigo nesses últimos dias, até eu estou começando a acreditar que coinciências não são apenas coincidências...

Carol Jardim disse...

Carolina? Quanta formalidade Felipe...rsrs...claro que vamos encontrar!!! Já sabia que você estava morando em Bolonha, estudando medicina. Parabéns!!! Quais são seus planos de natal, reveillon, férias da faculdade? Ainda estou desabrigada. Mas, em breve, conseguirei um ap para alugar ai você pode ficar na minha casa, ok?

Carol Jardim disse...

Ei Kika, adorei o seu blog!!!! Muito legal mesmo. Parabéns!! Ah, você conhece Madri? Uma blogueira de viagens tem que conhecer a Espanha...Dá um pulo aqui...rs...

Carol Jardim disse...

Eiii Mel, que saudade, manda um abraço para todos da família, tu mama, papa y hermanos. Que legal que você divulgou o blog no seu face. Muchas gracias, chica. Bem que você poderia me fazer uma visitinha aqui, né? Quem sabe não muda o roteiro do Brasil para Espanha? Ia ser chistoso ouvir seu sotaque argentino aqui em Madri...rsrs

Fabiana Gonçalves disse...

Que delicia! Acho que vc vai voltar e escrever um livro...
bjs

Raquel Jardim disse...

Carolzinha...........
Para quem é fanática com a Espanhã, mais precisamente o fantástico e mágico Caminho de Santiago, não se surpreenderia com determinadas acontecimentos ....... que para mim não se pode chamar de coincidência e sim.......... atração por tudo aquilo que se pensa e deseja.
Juan, Jake, Emilio ou simplesmente Filho de Deus foi sinal de novos e bons caminhos.
Beijo da Tia Raquelzinha.
Amo Você.

Mariana Vianna disse...

Oi Carol!!
Muito legal a sincronia da vida, nao é?
Vc nao ta na casa da amiga do seu pai?
Saudades enormes...
Que horas vc fica online para podermos comnversar?
Amo voce!
Beijos

Carol Jardim disse...

Eiii Fabi...tem muita história para contar mesmo. Mas nao é só aqui. Em qualquer lugar.

Carol Jardim disse...

Estou na casa dela, Jane...mas em breve mudarei de casa...pega meu skype para conversarmos: carolmjardim1

Carol Jardim disse...

Lindos caminhos....e quero fazer o de Santiago com você, Tia Raquelzinha...Amo!

Osmar Fraga disse...

Que conversa de doido! Rsrs
Bjs!

Ass: Feliciano

Unknown disse...

Ei Carol...Não podia ser mais lúdico e transcendental seu 1º contato com um nativo. Certamente sua estadia por ai será de grande aprendizado.Somente com o coração aberto e puro enxergará a dimensão de tudo ao que se propôs. Bjus Pedro Gasparini

Carol Jardim disse...

Feliciano...hahahha...entrou no espírito, né Osmar?

Carol Jardim disse...

Pedro, você por aqui! Que coisa boa...Realmente, esse foi o primeiro contato especial de muitos outros que virão pela frente.

Disa disse...

Te assisto daqui, da varanda intergalática, sempre pertinho de você, unidas pela rede da vida. E o Kosmos a nos proteger e a nos maravilhar sempre, não é mesmo, Moça Com Brinco de Pérolas??

Conta mais?
Amo amo!

Anônimo disse...

CAROL,QUE BOA CRONISTA VOCÊ É...ORGULHO DEMAIS!APROVEITE MUITO E ESCREVA TUDO.BEIJOS SAUDOSOS.

Carol Jardim disse...

Conte-me, quem é você? Que bom que gostou do texto. Beijos, Anônimo.