sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

De volta à Espanha, algumas questões práticas


Hola! Estou de volta a Madri. Enquanto coloco a minha cabeça no lugar para contar a vocês tudo que vivi em oito dias no Marrocos, tratarei neste post de alguns assuntos que muitas pessoas vêm me perguntando: como conseguir a bolsa da Fundación Carolina (FC), quais são os benefícios e como é o meu mestrado.

As inscrições já estão abertas no site da Fundação e vão até 6 de março. A FC é uma instituição público-privada que concede bolsas para estudantes de países da comunidade ibero-americana. A oferta é para várias áreas e vai desde curso de espanhol, especialização até doutorado.

No momento da inscrição você preenche seus dados, descreve sua trajetória acadêmica e profissional e, ao final, relata seus objetivos a médio e longo prazo e suas principais conquistas. As informações são analisadas pela universidade, que faz o primeiro filtro dos candidatos que se encaixam no perfil desejado.

Na sequência, a FC convoca os pré-selecionados para uma entrevista em espanhol que pode ser feita no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Os entrevistadores fazem a mesma rodada de entrevistas em outros países.

Para o meu curso tinha três vagas. Além de mim foram aprovadas uma colombiana e uma venezuelana. A FC compra a passagem de ida e volta e nos dá uma bolsa mensal, que é o suficiente para cobrir todas as despesas e ainda sobra para viajar.

Meu mestrado
O meu é o Máster Oficial en Periodismo El Mundo. Como é um “máster oficial”, aqui na Espanha eu poderia dar sequência a um doutorado, isto é, tem status de mestrado.

O curso é uma parceria da Unidad Editorial (EU) com a Universidad San Pablo. A UE é um grupo de mídia que tem, além do El Mundo como principal veículo – o segundo jornal mais lido na Espanha, depois do El País –, os jornais Marca e Expansión, sites, revistas, rádio e TV.

O curso é puxado, bem prático, como se fosse um trainee de longa duração. O objetivo é formar um jornalista “total”, capaz de atuar em diferentes mídias. Tenho aulas de segunda a sexta, de 10h30 às 18h30, sendo seis meses de teoria e seis meses de experiência profissional nos veículos de comunicação da Unidad Editorial.

No meu caso, como sou bolsista da FC, só me permitem fazer três meses de prática. Por isso, concluirei o mestrado em julho e os demais alunos terminam em outubro.

No site da FC tem a lista de todos os mestrados em jornalismo que a instituição cobre. Muitos me despertaram interesse. Vale a pena dar uma navegada no site: http://www.fundacioncarolina.es/

A Fundación Carolina
A FC é uma instituição seríssima, que dá total apoio aos estudantes. Nos meus primeiros dias de Madri já tive uma jornada de bolsistas, com abertura do diretor, que insistiu no nosso "papel de embaixador" e "compromisso com a excelência".

O principal objetivo da Fundação é que multipliquemos no nosso país tudo que aprendemos aqui. Temos uma agenda de atividades obrigatórias e optativas, como participação em congressos, palestras e seminários, visitas guiadas a museus e a instituições espanholas.

No orkut tem uma comunidade da Fundación Carolina – que inclusive foi o que me levou a fazer parte da rede – de ex e atuais bolsistas. Fiquei sabendo da comunidade só depois de ter passado por todo o processo; poderia ter evitado muita dor de cabeça. Os membros trocam informações e dão dicas importantes. Também vale dar uma passada lá, ver o que eles têm a dizer e aproveitar para tirar dúvidas. Se preferir, sinta-se à vontade para me perguntar.

Visto
Após a aprovação pela FC, começa um longo processo de legalização de documentos, de envio de papéis para a Espanha, que incluiu também a solicitação do visto. Como não pode ser feito em Belo Horizonte, tive que ir ao Rio de Janeiro duas vezes, uma para dar entrada e a outra para buscar o visto.

É preciso providenciar documentos como certificado médico e de antecedentes criminais e o consulado pede um prazo de até um mês para entregar o visto. Mais informações na página: http://www.maec.es/Subwebs/Consulados/rio.

4 comentários:

Zoi di Gato disse...

Ah, ta. Agora entendi o processo...

Anônimo disse...

Carolzita, lendo você me lembrei de um episódio recente aqui, envolvendo o El Pais. Com a tragédia em Nova Friburgo, Teresópolis e Petropólis, cuja estimativa já passa dos 1.000 mortos, o Jornal Nacional encadeou duas matérias em uma de suas edições: notícias da tragédia e a primeira reunião ministerial da Dilma. É claro que a abertura da reunião para a imprensa é um momento de descontração, onde os caras ficam ali com cara de tacho, rindo, esperando a sessão de fotos e imagens acabar... E não foi que o El Pais juntou as duas matérias e desancou nossas autoridades, como se elas estivessem rindo da tragédia... Veja aqui, por exemplo: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-carta-do-leitor-ao-el-pais.html Pau nesse jornal de direita aío! Viva o El Mundo! Beijos, Tio Duuuuuu

Carol Jardim disse...

Ei Zoi di Gato, se você tiver interesse, poderia aproveitar seus privilégios de funcionário público e fazer um curso como esse. Acho que você ia gostar. De Londres para Madri.

Carol Jardim disse...

Ei Ti Du, fiquei surpresa com a postura do El País. É um jornal de centro-esquerda, muito bem avaliado na Espanha e no mundo e geralmente se posiciona a favor do Brasil. Quando a Dilma ganhou as eleições, um jornalista do diário publicou um artigo na web avaliando o governo Lula e exaltando o Brasil como o país do futuro, cujo líder fez toda a diferença. Vou procurar o link e depois te envio. Adoro e bjos!!!!