domingo, 5 de dezembro de 2010

Galícia em som e alma


Violino, gaita de fole, flauta e uma noite inesquecível. Na quinta-feira, dia 2 de dezembro, fui ao primeiro show do grupo Luar na Lubre após o lançamento do CD Solstício. A banda galega surgiu em 1986 e é apreciada em todo mundo como uma das formações mais importantes da música folk europeia.

Soube do concerto antes de chegar em Madri e fiquei totalmente seduzida com ideia de assistir aos compositores da trilha sonora que escolhi para fazer a caminhada inca até Machu Picchu, há quase dois anos.

O espetáculo foi em Alcalá de Henares, em um festival que celebra a concessão do título de Patrimônio da Humanidade à cidade das artes e das letras.

O show agitou a plateia. As quase 500 pessoas – a maioria delas já com os cabelos brancos, provavelmente eu era uma das mais novas –  sacudiam-se em seus assentos e na hora de aplaudir ficaram todos de pé. Mais do que merecido.

Luar na Lubre resgata as raízes culturais da Galícia. Os artistas recordam no intervalo de cada canção contos e figuras importantes da música popular galela. Eles se conectam com a própria história e tocam a alma de um povo.

Os oito integrantes da banda transmitiam tanto orgulho de pertencer à Galícia que me dava vontade de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos galegos. Por estarem tão próximos ao país luso são tidos como irmãos dos portugueses e, de tabela, como nossos irmãos, dos brasileiros.

Foi na Galícia que a música celta – subdividida em new age, tradicional, fusion e folk – ganhou corpo, integrando a Espanha às chamadas sete nações celtas. Inclui também
Escócia, Irlanda, País de Gales, Bretanha (região da França), Cornualha (Reino Unido) e Ilha de Mann. O termo refere-se às formas tradicionais de danças e aos improvisos dos trovadores, além de ser caracterizado pelo uso de línguas locais nas letras das canções.

Ir ao show me levou não só à Galícia que eu ainda não conheço, mas a outros lugares, àquele imaginado por Tolkien. Um condado, uma cordilheira, um bosque. Quem gosta de Senhor dos Anéis sabe bem como é. Mas no lugar da irlandesa Enya, era a voz da portuguesa Sara Louraço Vidal no palco, também doce, mágica.  

Um dos momentos mais emocionantes do concerto foi a canção Llove en Santiago. Já estava em meus planos fazer o caminho de Santiago de Compostela, capital da Galícia. Assistir à Luar na Lubre me deu um entusiasmo a mais para me aventurar na trilha. 

10 comentários:

Clarice de Pinho disse...

Nossa... Fiquei com uma imensa vontade de conhecer a banda!!! Acho q cultura celta muito interessante e não sabia q a Galícia se incluia entre eles..
E pela descrição do show, acho q eu gostaria muito!!!

Zoi di Gato disse...

Não conheço nada da cultura celta, mas parece bem interessante.
Esses achados combinam com você.

Carol Jardim disse...

É lindo o show, Clá e Zoi di Gato. Levei dois amigos comigo que não conheciam música celta e eles saíram muito bem impressionados. Acharam "autêntico", "bonito". Vou acrescentar um vídeo no blog com uma música da banda para vocês conhecerem.Acho que vão gostar.

Carol Jardim disse...

Para vocês escutarem: Lúnasa e Clannad, ambas são irlandesas e de música celta.

Ariadne Lima disse...

Princesinha! Fazia tempo que não passava aqui no blog, precisava dar uma atualizada. Adorei o que encontrei e fiquei com vontade de conhecer a banda. Saudades demais. Depois te mando um e-mail. Beijo!

Ana Paola disse...

Ai que tuudo!! Deve ter sido demais esse show, egone!!! E pensar na trilha de Machu Picchu...descendo os Andes de bicicleta me fez sentir uma saudade imensa!!! te amo!

Carol Jardim disse...

Aoola, lembrei demais de você. A viagem a Machu Picchu não teria sido a mesma se não estivéssemos juntas desbravando os Andes de bicicleta, a escuridão de Cuzco, a neblina da cordilheira, a falta de oxigênio. Uma dando força para a outra, trocando energia e só na sintonia do "zeun"...rs. Amo muito!!!

Alysson Lein disse...

Conheço a banda e adoro tudo deles. São músicos fora de série. Ainda nao fui em show mas pretendo. Tenho tudo deles. Quem quiser conhecer, vale muito a pena.

Carol Jardim disse...

Ei Alysson, tudo bem? Você já entrou no site do grupo? Tem a agenda dos shows. Quem sabe você não se programa para ir em um neste novo ano...Se for na Espanha, damos um jeito de ir juntos.

Unknown disse...

vou procurar no youtube essa banda! Acho que ia amar pelo o que vc descreveu!