segunda-feira, 25 de abril de 2011

Que riiiiiico, San Miguel



Escondido atrás da Plaza Mayor, encontra-se o Mercado de San Miguel, um dos principais alvos de turistas e madrileños que perseguem a boa gastronomia. Fundado em 1916, o espaço deixa água na boca. Não tem ninguém que sai de lá sem dizer, ao menos uma vez, “que riiiico”. Em mineirês, seria o nosso: “ô trem bão, sô!”.

Bares de vinhos, docerias, livraria de culinária, bancas de verduras frescas, frutos do mar, aperitivos, massas e cozinheiros de mão cheia fazendo arte. Transformam salmão e creme de ervas,  jamón (presunto) ibérico e queijo manchego nas tradicionais “tapas” espanholas.

Entre uma tapa e outra, vem as croquetas. Tem de vários tipos. Pode ser de presunto, camarão, frango e champignon. São tão famosas que os clientes enfrentam uma fila gigantesca para comprar o “salgadinho” da Espanha.

No meio do mercado, várias mesas comunitárias disputadas a olhos. Com muita educação e paciência, cada um espera a sua vez de sentar sem o empurra-empurra típico de uma feira lotada. Ali, os visitantes se reúnem com familiares e amigos e assistem a um desfile de moda gratuito.

O Mercado de San Miguel não parece com o nosso Central, de Belo Horizonte. É do salto alto. Nada de havaianas. É do caviar. Esquece o tropeiro. Tem petit gateau. E não biscoito caseiro. É da taça e não do copo sujo. 















4 comentários:

Anônimo disse...

Lindas as fotos. O post demorou um pouco. Beijoca,
Gu.

Carol Jardim disse...

Ei Gu, tudo bem? Isso mesmo, tem que puxar a orelha da blogueira. rs. Mas vai, já tenho muitos prazos a cumprir. Você sabe bem como é, jornalista. Mas aqui no embarazada, tento não me prender muito a eles. É uma forma de afrouxar a corda do pescoço e aproveitar melhor Madri. Bjos

Anônimo disse...

Chiquérrima!!!Fino esse lugar, hein Carol! É bom tbm ter esses dias de princesa! Acho digno!!rsrs P.s: as fotos são suas::Além de jornalista , vc está se revelando uma excelente fotógrafa!Tô boba!!!Me ensina:::Beijos, Esperança.

Carol Jardim disse...

Ei pepezinha, o mercado é lindo mesmo, vale a pena a visita. Claro que eu te ajudo. Quando chegar em BH podemos sair para fazer umas fotos. Bjinhos