segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Luna embarazada"


João caminhava pelo centro histórico quando viu duas meninas conversando em português. Tinha acabado de chegar a Madri. Perguntou se podia acompanhá-las e seguiram para a Puerta del Sol, onde tinha combinado de encontrar com a Nat – minha "irmã" brasileira, já citada várias vezes neste blog – e com sua amiga que estava de visita. Foi assim que conhecemos o João e é também dessa forma que a rede de brasileiros no exterior vai ganhando mais integrantes.

João puxa o “x”, é um dos homens mais altos que vi por aqui, e também um dos mais atenciosos. Nascido na Cidade Maravilhosa, é biólogo e veio fazer doutorado na capital. Só que sua estada é bem mais longa que um "embarazo". São quatro anos de chão e ele está caminhando bem. Já tem até mãe. 

Depois de dividir um apartamento com estudantes, resolveu mudar de casa. Agora vive com uma senhora que, além de ser uma ótima pessoa, treina os seus dotes maternos com um rapaz de quase 1,90 de altura – é isso, João? 

"Outro dia cheguei em casa e tinha até comida pronta", conta com um sorriso que revela sua ternura, o mesmo que ele deu no primeiro dia que nos vimos e que me encantei de cara. O João é carinho em pessoa, gentil sem medir esforços.

O nosso biólogo carioca só tinha esquecido de me contar uma de suas principais habilidades. Ele também é poeta.

Descobri há poucos dias, quando me mandou o texto abaixo que compartilho com você. Inspirada neste blog, a poesia me emocionou. Obrigada, João.

La luna embarazada
João Ortigão

São Jorge filho da lua
Percorre um olhar na rua
Tornando a vida nua.
Janelas retangulares
Nos trazem a vossos ares,
Que com harmônica simetria
Representam vida em alegria.
Palavras que cruzam mares
Relatam o que ali se via
E sem falar de pesares
Mostram o bem em sintonia.
Repente de pouca linha
Saúda a bela resenha
Que desfruta a rua
À luz da lua.

2 comentários:

Unknown disse...

No sê que decir... Eres una cajita de sorpresas buenas! Nunca sabemos quando y qual será la próxima suave y dulce joya que regalará a aquellos que estan a su alrededor. Muuuuuchas gracias por sus generosas palabras!
Si ha ovidado de hablar que soy tímido, pero necesito compartir que quedo encantado. =)

Carol Jardim disse...

Vocês é que são os meus melhores "regalos". Obrigada você, João.