terça-feira, 28 de junho de 2011

Mais um jardim no caminho


Luar na Lubre é um grupo de música celta da Galícia. Neste vídeo cantam "Chove en Santiago".  

Três blusas, duas calças, uma lanterna. Band-Aid, três meias, protetor solar, um chapéu. Agulha para furar bolha, cantil. Câmera fotográfica. Está faltando alguma coisa? Acho que não.

Mochila pronta. Sete quilos. Peso razoável. Só falta o cajado de peregrina. Amanhã embarco para a última aventura da minha viagem. Talvez, a mais esperada de todas desde que cheguei à Espanha: fazer o Caminho de Santiago.

Há muitos anos cultivo esse sonho, influenciado também pela minha tia Raquel, irmã do meu pai e uma das pessoas que mais amo nessa vida. Ela já percorreu três diferentes trechos do caminho. No primeiro, saiu da França e andou 800 quilômetros durante um mês.

No último, feito no ano passado, ela chamou o meu avô Adão e eles foram juntos, pai e filha. Agora é a vez da neta manter a tradição e deixar as pegadas de mais um Jardim nos campos verdes da Galícia celta.

Da capital espanhola irei até Sarria, um povoado no Norte da Espanha. É de lá que começo a caminhada de 113 quilômetros até Compostela. Não planejei a data de chegada. Mas estimo que farei em quatro ou cinco dias.

A data escolhida para fazer o caminho foi proposital. A poucos dias de voltar para o Brasil e de celebrar meu embarazo, pensei que não existiria melhor forma para encerrar este ciclo e “dar a luz”.

Alguém me acompanha?

6 comentários:

Zoi di Gato disse...

Opa, eu quero ir. Quero!
Bom passeio, deve ser bem interesante!

Raquel Jardim disse...

Minha Linda !!!!!!!!!
Minha sobrinha Querida!!!!!!Carolzinha,
Peregrinan a Compostela,

Que seas para ellos:
- compañero en la marcha
- guía en las encrucijadas
- albergue en el camino
- sombra en el calor
- luz en la oscuridad
- consuelo en sus desalientos y firmeza en sus propósitos
- fe y presencia en sus dudas.

Bon Camino ........

Beijos de sua Tia Raquel

Raquel Jardim disse...

Eu querrooooooo .....

Carolzinha,

Abra seus olhos e seu coração...
Sinta todas as coisas, cores, sons e pessoas.
Você verá como é mágico e maravilhoso este Caminho.
Seguirei seus passos daqui.

Beijo grande.
Tia Raquelzinha

Raquel Jardim disse...

Bom,

Falando do caminho.....
Esta época não deve ter tantos peregrinos pelo caminho pois faz muito calor, não é?
Vi que está preparada com sua mochila. Cuidado com os pés. (estes precisam de cuidados especiais).Para evitar bolhas, tire as botas e meias para secar os pés.


Vão ai algumas dicas.
Quanto à alimentação, não se esqueça do horário da cesta.... vc já deve estar acostumada com o comércio fechando às 12:00hs.... no caminho é assim tambem. Compre frutas, sanduiche, castanha e chocolate. Não se esqueça de muita água. Cuidado com fontes de água não potável.
Procure não sair do albergue sozinha..... pela manhã os sinais do caminho (setas amarelas e conchas em azul) costumam ficar pouco viziveis.

Apesar de muito seguro nunca deixe seus pertences menores, (passaporte, dinheiro, credencial de peregrino) no quarto. Leve-os sempre com você.

Não necessariamente que fará o mesmo que eu fiz, pois cada um faz o seu Caminho.
Sai de Sarria e fui dormir em Ventas de Naron (34km) o ideal seria ter parado em Gonzar (29km de Sarria).
Ventas de Naron a Arzua (39km) - loucura..... muito cansativo... Não se esqueça de passar por Melide para comer um pulpo com vinho branco (Manjar dos Deuses).
Arzua a Monte do Gozo (35 km).... Não aconselho, pois Monte do Gozo fica somente a 5 km de Santiago e as acomodações não são muito boas.
Fiz os 100 km em 3 dias...... me arrependi...... aconselho faze-lo em 4 a 5 dias.
O ideal é chegar em Santiago antes das 12:00hs para pegar a Compostelada e assistir a missa dos peregrinos. Espero que tenha sorte de ver a celebração com o Bota Fumeiro..... é Liiiiiinnnnndo.

Beijo minha linda.... estarei com vc, o tempo todo.

Tia Raquel

Clarice de Pinho disse...

Carol,

que você faça uma bela caminhada, que te renderá momentos especiais para guardar na memória!

Bjo

Anônimo disse...

Filhota, hoje 28 de julho, coincidência ou não, e com você aqui bem pertinho de nós coloco em dia a leitura agradabilíssima, apaixonante de seus posts. Tudo que você realizou , conquistou, a luz que transcende de você, a sua forma linda de estar presente e marcar presença no meio de todos , o caminho e os caminhos percorridos para chegar até aqui são demonstrações de sua sabedoria, determinação, coragem, sensibilidade e vontade de ser tocada pelas diversas coisas da vida. Tudo isso é muito especial!!!! Você é muito linda e que seu caminho ou jardim ou vida esteja sempre repleto de luz e bençãos. Amo voçê muito. mommy