terça-feira, 23 de novembro de 2010

Três nações e um teto



Está vendo a foto acima? É o meu novo endereço. Depois de mais de um mês em busca de apartamento, finalmente encontrei um lugar que posso chamar de minha casa. Será uma república Brasil-Espanha-Venezuela. Duas brasileiras, eu e a Paula – ela é mineira, de Juiz de Fora, a conheci no Rio de Janeiro quando fui buscar o visto e já virou irmã –; uma espanhola, a Virgínia; e uma venezuelana, a Maria Paola. Somos todas estudantes de mestrado. Três jornalistas e uma bióloga.

A localização é o ponto forte do apartamento. Está na Avenida Reina Victoria, a menos de um minuto caminhando até o metrô Guzman el Bueno e a quatro minutos da sede da Fundación Carolina. Também está próximo da cidade universitária, do estádio do Real Madrid – Santiago Bernabéu, e só tenho que pegar uma linha de metrô para chegar ao centro histórico.

Encontrar apartamento em Madri não é nada fácil. É muito comum dividir “pisos” e há muita oferta. Porém, cada imóvel tem um problema. Uns estão velhos demais, outros não tem aquecedor, alguns proprietários pedem três meses de fiança e aval bancário, outros exigem assinatura de um nativo, muitos tem o vaso quase dentro do boxe e por aí vai.

Não dá para esperar apartamentos cheirando a carro novo. Afinal, Madri é uma cidade de 927 anos. Os imóveis são velhos e os cômodos distribuídos à moda antiga, ou à moda madrileña, não sei de onde vem o estilo (algum arquiteto sabe me explicar?).

A minha casa está distribuída da seguinte forma: pega uma planta de um apartamento e vira de cabeça para baixo. Virou? O meu apartamento é assim, como muitos daqui. O primeiro cômodo é um quarto. Depois vem a cozinha. Agora, um corredor. Enorme e escuro, o corredor poderia ser aproveitado para ampliar os quartos para não ter que ficar escolhendo por onde anda com receio de trombar no armário. Tem um banheiro ao lado do outro, mais três quartos e, por último, vem a sala. Os visitantes têm acesso a todas as partes íntimas do imóvel até chegar ao espaço de convivência. 

O ideal é visitar os apartamentos direto com o proprietário. Assim, se faz uma boa economia. Quando tem agência mediando a negociação tem que pagar um mês de aluguel. Os principais sites de busca são: segundamano, idealista e loquo. É só ligar e pedir para visitar. Os sites são 100% seguros. Quer dizer, quase 100%.

É importante ter cuidado com as pegadinhas. Há espertinhos que colocam anúncios falsos na internet. Quando você liga solicitando uma visita, o suposto proprietário diz que não está no país e pede para enviar um depósito como garantia do empréstimo da chave.

E será que tem bobo que cai nessa história? Tem, eu e a Paula. Não depositamos o dinheiro. Mas ficamos tão seduzidas com a oferta – era um dos melhores apartamentos que olhamos na internet – que não desconfiamos de imediato que se tratava de uma farsa. Só depois que recebemos um telefonema do dono, com o código da Nigéria, e que algumas pessoas nos contaram casos semelhantes que desvendamos o mistério do apartamento fantasma.

O aluguel do nosso lar foi certeiro. A proprietária é uma espanhola bem simpática, que cuidou de tudo para que a nossa estada em Madri seja a melhor possível. Apesar de parte da estrutura estar capengando e de requerer uma senhora faxina, nossa casa tem um ar de que muita, muita coisa passou por aqui. Já encontramos pertences de antigos moradores. Não precisei estar em Paris para me lembrar de Amelie Poulain. Me fez sentir ainda mais no Velho Mundo.

20 comentários:

Zoi di Gato disse...

Demorou, mas achou um ambiente bacana. Quando começarem as brigas - quatro moças juntas-, você conta pra gente!

Carol Jardim disse...

Zoi di Gato, brigas acho que não vai rolar, assim espero. Nosso perfil é mais de conciliação do que de discórdia. Vamos prezar pela paz e amor entre as nações. rs...Se acontecer algo que for de interesse público, pode deixar que compartilho. rsrs

Mariana Vianna disse...

Oi Carol!! Que bom que ja posso te visitar!!
Aqui na Italia tem muuuuitos apartamentos ao contrario, tbm nao entendo pq! Tenho uma teoria: para fazer o maior numero de apartamentos por andar e que todos tenham varandas na sala ou na cozinha, para poder colocar as roupas para secar. hehehe

Saudades!

Baci baci

Disa disse...

Huuumm, que maravilha a Calol experienciando e colocando à prova o que há de melhor nela: a cordialidade, a sensibilidade, o olhar lindo observador. Adorei o email, flor da vida! Que os desafios sejam linds oportunidades de fortalecer suas virtudes incríveis, Moça com Brinco de Pérolas... Que a Fortaleza desabroche nesse coração como o Sol! Beijo de chuva nas Sete Lagoas...
Sua Modi

Luciana e Luciano disse...

Oi durinus.......
Que delícia saber de você... ter detalhes da sua nova casinha... que tentação em ir te visitar... você nem imagina... o momento é de impossibilidade total (só tenho férias daqui a 12 meses) mas a vontade é enorme!!! Muitas saudades! Te amo! beijos

Débora Fantini disse...

Ê, Bruno!
Quatro mulheres, quatro pessoas, podem conviver muito bem sem brigar.
Sobre a planta estranha, Carol, fiquei me lembrando das casas de não tão antigamente assim, nas quais os quartos do/as filho/as só tinham acesso pelo principal, do senhor, do casal, sem essa de corredor nem hall. Mas ainda tava tudo no reduto da intimidade familiar.
Aproveite a nova experiência de morar, que são esses estranhamentos e outros que ainda surgirão que darão passagem a novos afetos e irão compor novos territórios (e eu não estou falando de geografia).
Me manda seu endereço por e-mail que quero te enviar um presente de Natal!
Parabéns pela casa nova e muitos bons fluidos pra vocês quatro!

Carol Jardim disse...

Ei Jane, aqui também não temos lugar para colocar as roupas para secar....por enquanto, fizemos um varal improvisado na sala...rs...Estou te esperando!!!! Vai ser lindo! :)

Carol Jardim disse...

Modigliani minha, você é incrível, sempre me dizendo coisas maravilhosas. Suas palavras mudam o meu dia. Tudo muda quando escuto você, leio você. Saudades do universo...Se cuida, meus cachinhos prediletos.

Carol Jardim disse...

Ei Dinha...rsrs...bem que você podia vir aqui para dar um trato na minha casa e deixá-la um brinco...imagino que a sua seja bem mais organizada que a minha. Ah, ia ser perfeito se você e o Lu pudessem dar um pulo aqui para me visitar. Mas entendo a correria da mestra e do doutor. Amo você e muita saudade!!!!

Carol Jardim disse...

Ei Dé, que bom vê-la por aqui. Imaginei direitinho você dizendo: "Eh, Bruno". Era assim mesmo que você falava quando se mostrava revoltada com alguma coisa. rsrs...Saudades de te ouvir...aprendia tanto com você. E agora, uma novidade pra mim essa história dos quartos. Fiquei imaginando os senhores, a formalidade, a falta de privacidade, o controle da vida dos filhos. É uma viagem no tempo...Estou aproveitando muito Dé, quando o sol entra tímido pela janela da minha casa (aqui isso é um privilégio, e eu fui privilegiada esta manha), os novos territórios que vou marcando a cada lugar visitado e contemplado. Deixei um recado no seu blog outro dia. Depois dá uma olhada lá. Um presente de natal? Você já é um presente em minha vida...Meu end é Av. Reina Victoria, número 44. Planta 3B. Madrid. Depois te passo o CP. Se cuida e beijos no coração

Zoi di Gato disse...

Brincadeira de leve, mas Débora tem razão. Comentário desses, em pleno blog de Carol Jardim, seria motivo de "conversas fortes" das duas pra cima de mim...

Unknown disse...

Que booooom que você conseguiu um apartamento primaa! Estou muito feliz por você! O Natal vai ser ai né? Pelo menos vocês quatro vão ficar juntos em um Natal que promete ser lindo!!
Beijinhos, Amanada

Carol Jardim disse...

Eiii Mandusca. Que saudadee....vi as fotos do seu niver e meus olhos encheram de lágrimas no meio da faculdade. rs...Pois é, agora já tenho casa e você, minha primita predileta, já pode me visitar. :) Amo e beijos

Luciana Gimenes disse...

Ola.
Espero q esteja bem.
Bom meu nome é Luciana e preciso de ajuda URGENTE*
Vou para Madri em Março de 2011 e to perdida a procura de albergues ou dividir um quarto.
Vou passar meu e-mail se poder me ajudar estara ganhando alem de uma amiga quem sabe uma cabeleireira maquiadora e afins.rsrs
Obrigada pela atenção.
Att.
Lua*
Link do Blog.
http://lunaemoon.blogspot.com/
E-mail
luadyou@hotmail.com

Carol Jardim disse...

Ei Luciana, tudo bem? Bem-vinda ao blog e à Madri. Segue algumas dicas. Como escrevi no texto "Três nações e um teto", os principais sites de busca de apartamento são o segundamano, idealista e loquo. Quase todo mundo que conheci ficou em albuergue por pelo menos uma semana até encontrar algum lugar para morar. São poucas as pessoas que olham apartamento antes de estar aqui. Acho importante ver ao vivo para não se decepcionar e conhecer com quem você vai morar. Nesses sites tem muita oferta de apartamentos para dividir com outras pessoas ou só de quartos para alugar. Você fica até quando? Se eu souber de aguém que está alugando ap ou quarto nesta data eu te aviso, ok? De albuergue, sugiro o cat hostel ou mad hostel que são da mesma rede, estão bem localizados e tem preço bom.

Débora Fantini disse...

Carol e Bruno!
Agora fiquei com muita saudade dos dois e de nos encontrarmos, os três. E não é pra partir pra cima do Bruno, que é um cara muito legal!
Dois beijos direto de BH, um pra Madri e outro pra Viçosa.

Luciana Gimenes disse...

Ola Carol, obrigada por responder.
Bom eu vou estar por ai no final de Março 2011 e ficarei por pelo menos 1 ano.
Estava pensando mesmo no Cats achei mais barato mesmo.
Me passa seu e-mail ai podemos nos falar melhor*
Muuuito obrigada de coração.
Deus Abençoe.
Paz
=)

Zoi di Gato disse...

Debora,
Fiquei verdadeiramente emocionado e saudoso.
Retribuo o beijo para BH e encaminho outro para Madri!

Carol Jardim disse...

Nossa Dé e Bruno, eu que fiquei emocionada agora. Saudade de vocês, do Brasil, de Minas, do nosso jornalismo, das conversas, do carinho. Temos que marcar um encontro...por enquanto, fica só na imaginação. Assim também é bom. Bjos e abraços para os dois.

Carol Jardim disse...

Ei Lu, posso te chamar assim? Meu e-mail é carolmjardim@yahoo.com.br. Temos de março a julho para encontrarmos aqui em Madri. Você vai amar a cidade :) Qualquer dúvida me escreva, tá? Bjos