domingo, 14 de novembro de 2010

Nada de gala, mas real


Manuela, a garotinha da foto acima, corria pela Plaza do Oriente, em frente ao Palácio Real de Madrid – o maior de toda a Europa Ocidental –, às 20h de um domingo. Sua mãe, Laura, a vigiava, enquanto outros madrileños e turistas passeavam pelos arredores da moradia do Rei da Espanha.

Embora seja a sua residência oficial, o monarca Juan Carlos utiliza o espaço somente para ocasiões de gala, almoços, recepções, entregas de prêmios e audiências. A Família Real optou por viver no Palácio da Zarzuela. Considerado mais “modesto”, o lugar está mais afastado do centro da cidade.

Enquanto Sua Majestade tenta preservar a intimidade vivendo longe do agito da capital, as pessoas curtem a paisagem do Palácio, que um dia foi uma edificação defensiva.

Por ali, tem todo um movimento que vai muito além dos flashes dos turistas que tiram fotos sem parar. Dá para entender a ânsia pelo registro. O lugar é icônico. Não só pela beleza da arquitetura, das praças e dos jardins do entorno, mas também pelas pessoas que vem e vão com o passar do dia e com a mudança de cor do céu.

Pela manhã, as crianças andam de bicicleta, os pais caminham e os atletas correm. Uns, sem camisa, desafiam o frio de 7 graus. Depois do almoço começa a invasão de turistas. No Jardin de Sabatini, casais namoram. Uns trocam beijos calientes, outros, não precisam disso. O esquentar das mãos dadas é suficiente.

No final da tarde, senhoras marcham até a missa. As freiras desfilam em suas túnicas que levantam uns centímetros com o vento. Um grupo de garotos assume a Plaza da Armería para andar de skate. As meninas se derretem com as manobras e quedas. Uma delas comprova que não só os homens dominam o ofício.

A noite vai chegando e um homem aproveita o escurinho da praça para dar um trago. Um cubano – sem residência oficial e não-oficial –, chama os meninos da rua de sobrinhos. As horas correm, o frio pega e é hora de ir para casa – para quem tem uma – depois de um dia sem pompa. Nada de gala. Mas real.



Raio-x do Palácio
  • É o maior de toda a Europa Ocidental, ocupando uma extensão de 135 mil m².
  • Sua origem remonta o século IX.
  • Seu interior está decorado com obras de artistas como Goya, Velázquez e Caravaggio.
  • As fachadas medem 130 metros de lado por 33 de altura.
  • Tem 870 janelas e 240 varandas.
  • Possui 2.800 divisões. Em algumas delas não se entra há anos.
  • A mesa da sala de refeições de gala tem capacidade para 145 pessoas.
  • Abriga a coleção de instrumentos Stradivarius mais importante do mundo, com o quinteto dos "Stradivarius Palatinos".

17 comentários:

Ariadne Lima disse...

Fotos e texto lindos. Como sempre, né, mi amor? Besos!

Rodrigo Bastos disse...

Neste feriado, pude percorrer com mais calma, e admirado, os textos que tem escrito por aqui, Carol. Narrativas e descrições dos encontros humanos, o texto límpido, a percepção privilegiada dos acasos, a descrição simples mas poética dos fatos. Todos os textos e fotos me trouxeram muita alegria ao ler, lembranças das passagens por Madri, lembranças também das situações que passei ao morar em Lisboa (não se preocupe, ajeitar tudo, encontrar "a casa", deleitar-se com a rotina, aliviar burocracias, leva tempo!). Lembro-me de ter desenhado o Palácio sentado ao chão, e várias outras vistas..rs.. Você chegou perto dos Stradivarius??..rs.. bjo, Rodrigo

Zoi di Gato disse...

Também gostei, principalmente das fotos. Ta usando câmera normal ou já é uma profi?

A.Brusto disse...

As fotos estao sensacionais amiga!!!
Aguardo novo email com um resuminho dos acontecidos pessoais!!
miss u!

Clarice de Pinho disse...

Maravilhoso!!!
Fotos e texto!!!

E devo dizer que a menininha da primeira foto, Manuela, me lembrou muito a Mafalda, personagem do Quino... hehehe

Carol Jardim disse...

Ei Rodrigo, que bom que gostou dos textos. O elogio, vindo de um poeta como você, tem muito peso. rs
Fiquei imaginando você sentado em frente ao Palácio e desenhando...deve ter sido "genial" (os espanhóis usam muito essa palavra).
Eu ainda não entrei no Palácio e nem vi o Stradivarius. O que você achou? Ontem fui a um concerto no auditório nacional. Foi lindo e me deu mais estímulo a realizar um sonho: aprender a tocar violino. Devo começar as aulas na próxima semana, com uma amiga espanhola que toca desde os quatro anos de idade. Acho que quanto tiver 40 anos posso subir no palco com você, você no coro e eu nas cordas...rs :)

Compartilho com os meus leitores as suas poesias: www.declamares.blogspot.com

Bjos

Carol Jardim disse...

Ei Zoi gi Gato, eu tenho uma Canon, modelo EOS. É profissional, mas ainda não tenho boas objetivas, só a normal de 18-55mm. Uma tele e uma grande angular custam quase o mesmo preço que a camêra. Quem sabe não será uma das minhas próximas aquisições. Mas você sabe que uma boa foto depende muito mais do olhar do que do equipamento, né? Então, comece desde já a produzir as suas e postar no seu blog...rs

Carol Jardim disse...

Ei Clá, não tinha pensado nisso, mas ela realmente lembra a Mafalda...rs...adorei!!! :)

Carol Jardim disse...

Vicente, estou te esperando aqui...você vai amar Madrid!!!!

Carol Jardim disse...

Ei Chambs, que saudade!!! Pode deixar que envio um e-mail para vocês contando mais detalhes...

Carol Jardim disse...

Você que é sempre linda Ariadne Lima...amei seu último post sobre o medo no Jornalisticamente Incorreto!!! Me encorajou! rs

Unknown disse...

Da próxima vez que entrar neste blog vou tomar mais cuidado....

Hoje, estava sem qualquer pretensão e, quando me dei conta, estava rendido.

Continue assim.... Carol...Jardim...Carol Jardim...

;)

Mariana Congo disse...

Seu texto é um retrato por si só!

Mariana Vianna disse...

Carol,

seu texto me fez voltar naqueles lindos jardins. Passei uma manha inteira ou uma tarde inteira naqueles jardins... foi maravilhoso! Doida para passar horas la com vc!

Mande noticias!
Beijos

Carol Jardim disse...

Não tome cuidado, Fábio. Renda-se!! :)

Rodrigo Bastos disse...

Ei, Carol!
Eu infelizmente não entrei no Palácio. Tive poucos dias em Madri e havia tanto o que ver..! Então, nem cheguei perto do Stradivarius, mas confesso que me arrependi por não ter entrado. Por falar em Palácios, não deixe de ir ao Escorial, que é um dos mais importantes edifícios do gênero na história da Arquitetura. Fica aí mesmo nos arredores de Madri, e o mais fascinante dele é que, para além da beleza e esplendor, a sua concepção passou por rituais mágicos neoplatônicos no século XVI. O rei e o arquiteto o conceberam tentando reeditar a "idéia" do Templo construído por Salomão em Jerusalém. (depois me conta o que achou..rs).. Quanto ao seu sonho, fiquei muito feliz em saber do projeto-violino! Aceito o dueto, mas não estarei no coro. Proponho um repertório especial para as cordas..rs. Há mais ou menos uns três anos, comecei a aprender cello, que também era um sonho antigo e muito importante! Acho que não te contei isso. Estude todos os dias, viu!?!..rs
Bjos

Carol Jardim disse...

Ei Rodrigo, agora que você me falou sobre o Escorial senti mais entusiasmo para conhecer. Algumas pessoas me desanimaram, dizendo que não tinha nada de tão espetacular. Vou aproveitar para levar meu irmão que estará aqui em dezembro-janeiro e é estudante de arquitetura. Já tinha comentado sobre ele, não sei se você se lembra. Pode deixar que te falo as minhas impressões, mas já gostei só de saber dos rituais mágicos neoplatônicos. rs...No domingo passado fiz a primeira aula de violino. Amanhã, terei a segunda. Estou muito feliz de ter começado. Mas já percebi que terei uma longa estrada pela frente.rs.. E você, qual o seu desempenho com esses três anos de aprendizado de cello? Já dá para assumir um concerto? Adorei a novidade, não sabia que você tocava. Acho cello maravilhoso. Tinha dúvidas qual escolheria para tocar. Por obra do acaso, ou não, optei pelo violino, pelo menos por enquanto. Vi uma colega de sala com o instrumento e pensei. "Aí está! É ele".